PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

SOBRE O PROGRAMA

O programa tem como objetivo promover a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio da rede estadual de ensino, nas áreas urbanas e rurais, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Diretrizes Curriculares da Educação Básica.

MATERIAL DIDÁTICO

- Apresentação sobre o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

- Documento Orientador Preliminar

CADERNOS

ETAPA I

ETAPA I - CADERNO I
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

ETAPA I - CADERNO II
O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

ETAPA I - CADERNO III
O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

ETAPA I - CADERNO IV

PORTARIA No- 4.077, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

PORTARIA No -1.140, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Legislação do COMFOR

Portaria No.324 de 25 de Janeiro de 2013 - (COMFOR – UFC)
Portaria 1.087 – 10.08.2011 – Institui Comitê Gestor Nacional - (CONAFOR)
Portaria 1.328 – 23.09.2011 – Rede Nacional de Formação - (RENAFOR)
Resolução 001 – 17.08.2011 – Comitês Gestores Institucionais – (COMFOR)
Decreto 6.755 – 29.01.2009 – Formação Continuada e Fóruns Estaduais - (FEPAD)
Portaria 883 – 16.09.2009 – Diretrizes para os Fóruns Estaduais - (FEPAD)
Resolução 04 – 16.10.2012 – Representantes do MEC nos Fóruns Estaduais (FEPAD)
Portaria Nº 779 de 26 de fevereiro de 2014 - Coordenação do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio no Ceará

COORDENADOR GERAL:
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos

COORDENADOR ADJUNTO UFC:

COORDENADOR ADJUNTO UFCA:
Prof. Ivânio Lopes de Azevedo Júnior
Universidade Federal do Cariri- UFCA
PORTARIA Nº 012/14 DE 21 DE MARÇO DE 2014

COORDENADOR ADJUNTO UNILAB:

COORDENADOR ADJUNTO IFCE:
Prof. Dr. Gilvandenys Leite Sales

COORDENADOR ADJUNTO UVA:
Prof. José Edvar Costa de Araújo
Universidade do Vale do Acaraú - UVA

COORDENADOR ADJUNTO URCA:

COORDENADOR ADJUNTO UECE:
Profa. Sofia de Evaristo Menescal Barreira
Universidade Estadual do Ceará - UECE
PORTARIA 1302/2014

SUPERVISOR DE FORMAÇÃO (SEDUC) 1:
Rogers Vasconcelos Mendes
Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

SUPERVISOR DE FORMAÇÃO (SEDUC) 2:
Marisa Botão de Aquino
Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

SUPERVISOR DE FORMAÇÃO (SEDUC) 3:
George Gomes Ferreira
Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

SUPERVISOR DE FORMAÇÃO (SEDUC) 4:
Nohemy Rezende Ibanêz
Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

SUPERVISOR DE FORMAÇÃO (SEDUC) 5:
Maria Marlene Vieira Freitas
Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

PROFESSOR FORMADOR 1 - UFC:
Prof. Odair Pastor Ferreira
Universidade Federal do Ceará - UFC

PROFESSOR FORMADOR 2 - UFC:
A definir.

PROFESSOR FORMADOR 3 - UFC:
Profa. Ana Carla Sabino Fernandes
Universidade Federal do Ceará - UFC

PROFESSOR FORMADOR 4 - UFC:
Profa. Elisângela Nogueira Teixeira

PROFESSOR FORMADOR 5:
A definir.

APOIO ADMINISTRATIVO - COMFOR/PROGRAD/UFC:
Fábio Filgueiras

MULTIMÍDIA

FOTOGRAFIAS

Confira aqui as fotos do Pacto Nacional pelo Ensino Médio.

Lançamento Nacional do PACTO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO:

Câmara dos Deputados:

Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Distrito Federal:

Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Mato Grosso do Sul:

Pacto Nacional pelo Ensino Médio no Rio Grande do Sul:

NOTÍCIAS NA MÍDIA

Notícia publicada na TV NBR em 25 de novembro de 2013.

Notícia publicada na TV NBR em 26 de novembro de 2013.

Notícia publicada na TV UP em 16 de janeiro de 2014.