Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares

 

Opções Inscrição Contato Fotos Ambiente Virtual Notícias Edital
 
 

SOBRE O CURSO

O Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE) integra as ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

Desde a criação do PNFCE várias estratégias foram implementadas com vistas a qualificar os técnicos das secretarias de educação para desenvolver ações que visem à implantação e ao fortalecimento de Conselhos Escolares. Dentre elas, destaca-se o Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares que vem sendo ofertado em parceria com IFES – Instituições Federais de Ensino Superior desde 2005.

 

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar técnicos das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, de forma a contribuir para a efetiva participação dos profissionais da educação e da comunidade na gestão escolar e para a melhoria da qualidade social da educação básica ofertada nas escolas públicas.

 

ESPECÍFICOS

  • Promover a gestão democrática na Escola;
  • Estimular os Conselhos Escolares a realizarem um projeto político-pedagógico no âmbito da escola, de forma coletiva e em consonância com o processo de democratização da sociedade;
  • Capacitar os Conselheiros Escolares dando-lhes os conhecimentos necessários para a atuação efetiva;
  • Estimular a integração entre os Conselhos Escolares;
  • Oferecer os conhecimentos necessários para a qualificação dos trabalhadores das secretarias municipais e estaduais de educação para atuarem como multiplicadores do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

 

PÚBLICO ALVO

O curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares destina-se aos (às) profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido pela Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará um certificado de 200 horas de aperfeiçoamento em Conselhos Escolares.

 

CARGA HORÁRIA

Cada fase do curso é independente e tem duração de 100 (cem) horas, divididas em 5 (cinco) meses.

 

METODOLOGIA

As experiências formativas vivenciadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), referentes à oferta do Curso a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares (CFCE), oportunizado aos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação nos Estados de Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO, remonta ao ano de 2010, quando se vivenciou pela primeira vez a oferta do referido Curso.

Essa experiência possibilitou a Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual, pensar e implementar estratégias e didáticas que contemplem as especificidades da formação a distância em conselho escolar, cujo conteúdo está contido nos cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE).

 

EMENTA

Fase I:Conselhos Escolares: democratização da escola e construção da cidadania; Conselho Escolar e a Aprendizagem na Escola; Escolar e o Respeito e a Valorização do Saber e da Cultura do Estudante da Comunidade; Conselho Escolar e o Aproveitamento Significativo do Tempo Pedagógico; Conselho Escolar, Gestão Democrática da Educação e Escolha do Diretor.

Fase II: Conselho Escolar como Espaço de Formação Humana: círculo de cultura e qualidade da educação; Conselho Escolar e o Financiamento da Educação no Brasil; Conselho Escolar e Valorização dos Trabalhadores em Educação; Escolar e a Educação do Campo; Conselho Escolar e a Relação entre a Escola e o Desenvolvimento com Igualdade Social.

 

CRONOGRAMA


01/12/2013

Abertura do Edital do Processo Seletivo – Início das Inscrições

30/01/2014

Encerramento das Inscrições

05/02/2014

Divulgação dos candidatos selecionados

15/02/2014

Início do Curso

22/02/2014

Aula Inaugural (UFC)

 

VAGAS

Serão ofertadas 520 (Quinhentas e vinte) vagas para profissionais técnicos (as) distribuídos (as) entre as Secretarias Estaduais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Mato Grosso do Sul - MS, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO

 

POLOS



 

TUTORES

Alcilane Mota Saavendra Pinto
Angela Torquato Onofre
Antonio Lúcio da Cunha
Eden Ernesto da Silva Lemos
José Mauro Braz de Aquino
Lucia Helena Carvalho Furtado Leite
Maria das Graças Duarte Menezes de Castro
Maria do Socorro Ferreira
Maria Dulce Brito Rebouças Freitas
Maria José Porto de Alencar
Patrícia Fernandes Costa Martins
Katia Maria Ferreira Barreto

 

COORDENAÇÃO

Coordenação Geral
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos (UFC)

Coordenação Adjunta
Eliana Alves Moreira Leite

Supervisão Geral
Cefisa Maria Sabino Aguiar
Prof. Swamy de Paula Lima Soares (UFPB)

Supervisão Pedagógica
Francisco José dos Santos
Maria Aparecida Martins Firmino
Márcia Cunha Silva Costa
Herik Zednik Rodrigues

Quem somos

A Universidade Federal do Ceará-UFC tem experiência de mais de 40 anos na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Com excelente conceito junto à...   Leia mais

Login

Parcerias