NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - NHIME


ATENÇÃO - LOCAL E SALA DE APRESENTAÇÃO DE

TRABALHOS!!!


ARTIGOS COMPLETOS


 

GT 1- SALA 01 - MANHÃ (8h ÀS 12h)

 

 

 

GT 1 – HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE


COORDENADOR- ROBÉRIO SACRAMENTO

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

A FORMAÇÃO(DES)CONTINUADA DOS

PROFESSORES DA EJA NAREDE ESTADUAL DE

ENSINO DO CEARÁ


Alles Lopes de Aquino 

Adna Melo Barbosa 

02

UMA ANÁLISE DOCENTE DO CURSO DE

PEDAGOGIA - UFC

Roger Freitas da Costa

Maria Isabel Figueiras Lima Ciasca

Monalisa Viana Nascimento 


03

FORMAÇÃO DOCENTE:ALGUMAS REFLEXÕES

Flavia Barbosa da Hora

Adriana Conceição dos Santos


04

FORMAÇÃO DOSPROFESSORES DE ARTE:UM

RECORTE HISTÓRICO NA CONTEMPORANEIDADE

Raquel Lima de Freitas

Antonio Oziêlton de Brito Sousa

 Ivânia Maria de Sousa Carvalho

Rafael


05

O PROFESSOR E AEDUCAÇÃOPROFISSIONAL: UM

OLHAR SOBRE A ESCOLAPROFISSIONAL DO

ESTADO DO CEARÁ


Alles Lopes de Aquino

Adna Melo Barbosa

 

06

APONTAMENTOS EREFLEXÕES SOBRE O

COTIDIANO DASINSTITUIÇÕES DEEDUCAÇÃO

BÁSICA NOCONTEXTO DO SPAECE


Diva Lima

 Maria Adalgiza de Farias

07

DIDÁTICA E TRABALHOPEDAGÓGICO: UMA

ANÁLISE CRÍTICA

Maria Aurea Montenegro

AlbuquerqueGuerra

 

08

AUTOBIOGRAFIAS E AFORMAÇÃO DOPEDAGOGO:

UM DIÁLOGOAUTOFORMADOR

Ana Glícia de Souza Medeiros

Lívia Maria Rodrigues Solano

Maria Antônia Teixeira da Costa

 

09

O CURSO NORMAL:TRILHAS DA FORMAÇÃO

DOCENTE

Maria Nahir Batista Ferreira

Antonio Germano Magalhães

Júnior 


  

GT 1- SALA 01 - TARDE (14h ÀS 18h)


 

GT 1 – HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE


COORDENADOR- ROBÉRIO SACRAMENTO

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

REGISTROS DE SERPROFESSOR NO PIAUÍENTRE

1951 A 1961

Jane Bezerra de Sousa

Suzana Rodrigues de Oliveira 


02

FORMAÇÃO CONTINUADAE INCLUSÃO ESCOLAR

DOALUNO COM DEFICIÊNCIAVISUAL


Ana Maria Nascimento

Elinalva Alves de Oliveira

03

REDEFININDOFRONTEIRAS:DESCONSTRUÇÕES

IDENTIDENTITÁRIAS NADISCIPLINA DE HISTÓRIA

Abimael Esdras Carvalho de

MouraLira

 Luciere Cavalcante da Silva 


04

EVOLUÇÃO CONCEITUALDA AVALIAÇÃO

EDUCACIONAL: UMPERCURSOINTERNACIONAL

Wirla Risany Lima Carvalho

Aline Maria Gomes Lima

José Airton de Freitas Pontes

Júnior


05

A TESSITURA DAPROFESSORA CATÓLICA EM

CAMPOS/RJ


Ivone Goulart Lopes 

06

A INFLUÊNCIA DO PIBIDNA FORMAÇÃO DOCENTE

Abimael Esdras Carvalho de

Moura Lira

Luciere Cavalcante da Silva


07

HISTÓRIA E CURRÍCULO:DEBATENDO SOBRE

IDENTIDADE NEGRA NA FORMAÇÃO DOCENTE


 

Fábio Targino

08

AVALIAÇÃO EFORMAÇÃO DOCENTE: POSSÍVEIS

ENCONTROS

Julio Cesar Vieira Lopes

Andréia Vieira de Mendonça 


09

O ENSINO SUPERIOR NACOLÔNIA E A COMPANHIA

DE JESUS 


Rachel Silveira Wrege

 

GT 1- SALA 02 - MANHÃ (8h ÀS 12h)

 

GT 1 – HISTÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE


COORDENADORA- DANIELE BEZERRA

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

ENTENDENDO A HISTÓRIADO ENSINO DA

MATEMÁTICA NOS ANOSINICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL 


Alanna Oliveira

Pereira Carvalho

Ana Paula de Medeiros

Ribeiro 

02

MODELOS DE FORMAÇÃODOCENTE NO BRASIL:

RELAÇÃO TEORIA EPRÁTICA

Katyanna de Brito Anselmo

Gercilene Oliveira de Lima

Maria Socorro Lucena Lima 


03

FORMAÇÃO DEPROFESSORES: PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO 


Alberto Alexandre Alves

Guerra

Marly dos Santos Alves


04

A AVALIAÇÃOEDUCACIONAL: UMADIMENSÃO

HISTÓRICA

Emanuella Sampaio Freire

Alanna Oliveira Pereira

Carvalho

Ana Paula de Medeiros

Ribeiro


05

FORMAÇÃO DAIDENTIDADE DOCENTE:PERCURSO

DO PEDAGOGORUMO ÀPROFISSIONALIZAÇÃO

Elizabeth Regina Silva

Ferreira

Priscila Mikaelle Costa de

Araújo

Ana Paula Furtado Soares

Pontes


06

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 

PERSPECTIVA DOSFORMADORES


Iranice Estevam dos Santos

 

07

FACULDADE DEEDUCAÇÃO: UMAPERSPECTIVA

HSTÓRICAE CURRICULA

Ana Cleide da Silva

Flávio Muniz Chaves

Maria Isabel Filgueras Lima

Ciasca


08

A RESILIÊNCIA NAFORMAÇÃO DOCENTE

Sebastiana Florentino da Silva 


09

FORMAÇÃO DOSPROFISSIONAIS PARA AEDUCAÇÃO

DOSEXCEPCIONAISBRASILEIROS (1930-1960)


Heulalia Rafante

 

10

A FORMAÇÃO DOPROFESSOR NOCONTEXTO ATUAL

DAEDUCAÇÃOINCLUSIVA


Iderlene Ferreira da Silva Reis 

 

 

GT 2- SALA 03 MANHÃ (8H ÀS 12H)

 

GT2 – INSTITUIÇÕES E CULTURA ESCOLAR


COORDENADORA: CRISTINE BRANDENBURG

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

UNIVERSIDADE: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS NO

RECÔNCAVO DA BAHIA


Maria Aparecida Lima Silva

 

02

UMA NOVA CONCEPÇÃO SOBRE O ENSINO MÉDIO

INTEGRADO AO PROFISSIONAL

Ana Carolina Veras do Nascimento

Maria Carolina Feitoza dos Santos

Antonia Rozimar Machado e

Rocha 


03

REALIDADE SONORA: MÚSICAS EM SINTONIA COM

A EDUCAÇÃO

Allan Phablo de Queiroz

Pedro Augusto de Queiroz


04

PRIMEIRAS LINHAS: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA

INSTITUIÇÃO ESCOLAR “CASA DO PEQUENINO”


Rosemeire Siqueira de Santana

Josineide Siqueira de Santana


05

PARNAÍBA: A EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE

DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE


Priscila de Moura Souza

Umbelina Saraiva Alves

06

ORIGEM E HISTÓRIA DO CONCEITO DE ESCOLAS

EFICAZES

Aline Maria Gomes Lima

Wirla Risany Lima Carvalho 


07

O ANALFABETISMO NO CENSO DEMOGRÁFICO

2010: BREVE ANÁLISE DOS INDICADORES


Ana Daniella Damasceno 

08

HISTÓRIA, MEMÓRIA E CONTRIBUIÇÕES 

EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA RURAL

PIAUIENSE (1940-1960)


Maria Almerinda Vieira de Abreu

Jânio Jorge Vieira de Abreu

09

HISTÓRIA, MEMÓRIA E PERSPECTIVA EM 50 ANOS

DEEDUCAÇÃO

Lucas Melgaço da Silva

Dayana Bezerra

Maria Isabel Filgueiras Lima

Ciasca


 

GT 2- SALA 03 TARDE (14H ÀS 18H)

 

 

GT2 – INSTITUIÇÕES E CULTURA ESCOLAR


COORDENADORA: CRISTINE BRANDENBURG

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO CARNEIRO

DE MENDONÇA


Roberto da Silva Júnior

02

A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NO

CONTEXTO ATUA

Ivânia Maria de Sousa Carvalho

Rafael

Antonio Oziêlton de Brito Sousa

Raquel Lima de Freitas


03

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DOS

JESUÍTAS AO MOVIMENTO DA NOVA ESCOLA


Cezar Amario Honorato de Souza

Lia Machado Fiuza Fialho 

04

ESTUDO DOS PERFIS DOS MODELOS

EPISTEMOLÓGICOS EM AVALIAÇÃO

EDUCACIONAL NUMA IES


Carla Dornelles da Silva

Francisco de Assis Camelo Parente

Igor de Moraes Paim 

05


ESCOLHA PROFISSIONAL: POR QUE É TÃO


DIFÍCIL ESCOLHER UMA PROFISSÃO? 


Juliana Silva Sousa

 

06

ESCOLA NORMAL HELVIDIO NUNES DE BARROS

(BOM JESUS-PI) NO ANO (1970)


Maria Aparecida Alves da Costa

Juliana Ferreira dos Santos 

07

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: MATIZES DA

INVISIBILIDADE E DA EXCLUSÃO


Francisco Arrais Nascimento

Francisco Francinete Leite Junior

08

OS PROCESSOS CULTURAIS INFLUENCIANDO NA

INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UMA NOVA FORMA DE

EDUCACAR


Cristine Brandenburg

José Rogério Santana

Lia Machado Fiuza Fialho

   

GT 2- SALA 04 MANHÃ (8H ÀS 12H)

  

GT2 – INSTITUIÇÕES E CULTURA ESCOLAR


COORDENADORA: ROBERTA OLIVEIRA

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO

DOCENTE OPORTUNIZADA PELA INSTITUIÇÃO EM

QUE DESENVOLVE A PRÁTICA PROFISSIONA


Onesima Patricia Mendes dos Santos

 

02

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO REGULAR DE 1º GRAU

POR MEIO DA TV E O PARECER 760/74


Roberta Lúcia Santos de Oliveira

Francisco Ari de Andrade 

03

FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS ESCOLARES NA

MODALIDADE À DISTÂNCIA COM ANIMAÇÕES

Aleksandra Previtalli Furquim Pereira

Cibelle Amorim Martins

Márcia Costa


04

A BABEL DAS CULTURAS ESCOLARES: OS

DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO ANUNCIADOS

NO DIÁRIO DEPERNAMBUCO ENTRE 1880 -1888 


Jacilene dos Santos Clemente

 

05

A ABORDAGEM TRANSVERSAL E

INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA HISTÓRIA E DA

GEOGRAFIA: NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO

FUNDAMENTAL


Maria Ivânya Brito Milfont 

06

“VER PRA CRER”: UNIDADE DE INTERNAÇÃO DOM

BOSCO


Lilianne Moreira Dantas

 

07

FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA: O RETRATO

DOS NÚMEROS

Renata Sampaio de Hollanda

Camila Mesquita Felix

Maria de Lourdes da Silva Neta


08

VOOS E MEMÓRIAS: A HISTÓRIA DO AEROPORTO

DE ARACATI


Solange Maria Barreto Guimarães

Luciana Kellen de Souza Gomes

09

A INFLUÊNCIA DO BULLYING NO PROCESSO DE

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS


Naliane de Oliveira Amaro

Lia Machado Fiuza Fialho


 

GT 3 – SALA 05 MANHÃ (8H ÀS 12H)

 

 

 

GT 3-PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS


COORDENADORA: KARLA COLARES


 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

RODA DE CONVERSAS COM JOVENS E ADULTOS:

EXPERIÊNCIAS DO PIBID 

Ana Cláudia Gomes

 Maycon Dantas Silva

Jorgetânia Da Silva Ferreira


02

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS E PRODUÇÃO

DO CONHECIMENTO NA FACULDADE DE

EDUCAÇÃO DA UFC


Arilene Maria de Oliveira Chaves

Elizangela Maria Lopes Soares

Francisco Carlos Falcão Junior 

03

ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NO

UNIVERSO ESCOLAR 

Johny Assunção Tomé

Ezequias Cardozo da Cunha Junior

Darlene Pereira Costa Cardozo 


04


LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL NA


PROVÍNCIA CEARENSE (1824 – 1844)


Karolynne Barrozo de Paula

Vitória Chérida Costa Freire

05

CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA

DOCENTE: PROBLEMAS E PERSPECTIVA


Ana Paula de Medeiros Ribeiro

Sandra Maria Coêlho de Oliveira

06

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO

LANCASTERIANO DURANTE O IMPÉRIO

BRASILEIRO


Vitória Chérida Costa Freire

Karolynne Barrozo de Paula

07

PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS, UMA

PARCERIA POSSÍVEL E EM CONSTRUÇÃO

Adriana Conceição dos Santos

Aldevane de Almeida Araújo

Emanoel Luís Roque Soares


08

RELAÇÃO DOCENTE X DISCENTE EM SUAS

PRÁTICAS EDUCACIONAIS


Aldevane de Almeida Araújo

Emanoel Luís Roque Soares 

09

PRÁTICAS EDUCATIVAS: UMA RELAÇÃO QUE PODE

SE TORNAR AUTÔNOMA OU OPRESSORA

Flavio Silva Santos

Aldevane de Almeida Araújo

Emanoel Luís Roque Soares 


10

A DIMENSÃO ECO-PEDAGÓGICA

DA ANCESTRALIDADE

NAFORMAÇÃO DE PROFESSORES 


Maria Inez de Lima Almeida

 

 

 

GT 3 – SALA 05 TARDE (14H ÀS 18H)

  

GT 3-PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS


COORDENADORA: KARLA COLARES

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

LETRAMENTO(S) SITUADO(S) EM ESPAÇOS NÃO-

ESCOLARES: MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE

EDUCAÇÃO 


Sahmaroni Rodrigues de

Olinda

 

02

ENSINO DE HISTÓRIA NO SÉCULO XXI: NOVAS

ABORDAGENS, NOVAS PERSPECTIVAS


Sônia Maria Soares de

Oliveira

 

03


EDUCAÇÃO E AÇÕESAFIRMATIVAS: PRÁTICA


EDUCATIVA NA RESSIGNIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE

 

IDENTIDADES ETNICORRACIAIS


Julyanna de Oliveira Bezerra

 

04

A BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES –

BDTD

Denyse Maria Borges Paes

Maria Naires Alves de

Souza 


05

O LICEU CEARENSE: AS PRÁTIVAS AVALIATIVAS

DESVELADAS NOS REGULAMENTOS DA INSTITUIÇÃO

Maria de Lourdes da Silva

Neta

Renata Sampaio de Hollanda

Camila Mesquita Felix 


06

PIAGET E VYGOTSKY NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS:

PERSPECTIVAS PARA PRÁTICA

Ana Larisse do Nascimento

Maranhão

Gilvânia Rocha Rodrigues

Sun-Eiby Siebra Gonçalves 

 

07

ENSINO RELIGIOSO: DESAFIANDO A ESCOLA

PÚBLICA DO MUNICÍPIO DEALHANDRA-PB


Cleane Marcelino de Souza

08

FILOSOFIA E MÉTODO SEMIÓTICO NO ENSINO

Jociel Nunes Vieira

Rosemare dos Santos

Pereira 


09


VIVENDO E APRENDENDO: UMA EXPERIENCIA DE


ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM QUIXADÁ


CEARÁ 


Maria das Dores Alves

Souza

 

  

GT 3 – SALA 06 MANHÃ (8H ÀS 12H)

 

 

GT 3-PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS


COORDENADORA: TEREZA CEIFA

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCATIVAS NO

CUMBE/ARACATI: ENTRE A MEMÓRIA E A

HISTÓRIA 

João Luís Joventino do Nascimento


Ivan Costa Lima

Fernanda Lícia de Santana

Barros


02

PRONERA: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DA

EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PARAÍBA


Camila dos Santos Rocha

 

03

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA

Denize de Melo Silva

Gabrielle Silva Marinho

Marcos Antônio Martins Lima


04

EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRIMEIRAS INICIATIVAS

DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM

DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Ana Paula Lima Barbosa

Cardoso

José Airton de Freitas Pontes

Júnior

Wirla Risany Lima Carvalho


05

POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO INTEGRADO NO

ENSINO SUPERIOR

Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim

Gabrielle Silva Marinho

Marcos Antônio Martins

Lima 


06

REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DE

ENSINO-APRENDIZAGEM DOPAIC


Liduína Lopes Alves

Denize de Melo Silva 

07

OFICINAS DE LEITURA: CAMINHOS

PEDAGÓGICOS E CULTURAIS NO ENSINO

PÚBLICO DE UBERLÂNDIA


Stéfany Rodrigues Tavares

Aline Daiane Diniz Ferreira

Emerson Vieira Lima

08

PIBID-EDUCAÇÃO POPULAR: DESAFIOS E

EXPERIÊNCIA

Aline Daiane Diniz Ferreira

Stéfany Rodrigues Tavares

Cristiane Meneses 


09

FRAGMENTOS HISTÓRICOS DA CAPOEIRA

CEARENSE: AS RODAS NA CASA DO GOVERNADOR

VIRGÍLIO TÁVORA NA DÉCADA DE 1970 


Sammia Castro Silva

 

10

O LETRAMENTO COMO SUPORTE PARA A

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SALA DE

AULA


Julio Cesar Vieira Lopes

Andréia Vieira de Mendonça 

  

 

GT 3 – SALA 06 TARDE (8H ÀS 12H)

 

  

GT 3-PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS


COORDENADORA: TEREZA CEIFA

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

EDUCAÇÃO NOS PRESÍDIOSDO CEARÁ: MARCOS

HISTÓRICOS EPERSPECTIVAS


Antonia Kátia Soares

Maciel

Tágila de Souza Pinheiro

Flávio Muniz Chaves 

 

02

MANIFESTAÇÃO CULTURAL NA FEIRA LIVRE: SABER

POPULAR E LINGUAGEM DACIDADE

Francisco Ari de Andrade

Francisca Eliana Santos da

Silva

Angelina Nascimento da

Silva 


03

PRÁTICAS EDUCATIVAS E CULTURAIS E SEU PROCESSO

DE ENSINO -APRENDIZAGEM: O PROJETO DORINHA

 

 

Dayana Silva de Oliveira

 

04

 AS AMAS DE LEITE NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NO

SÉCULO XIX


Laura Maria Silva Araújo

Alves

05

SEXUALIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES


Maria Núbia de Araújo 

06

DROGAS E EDUCAÇÃO: SUBSÍDIOS PARA UMA BOA

DISCUSSÃO

Tereza Maria da Silva

Ferreira

Lucas Melgaço da Silva 


07

ESCOLA PIOLLIN: OUTRO MODELO ESCOLAR?


Mariana Marques Teixeira

08

EDUCAÇÃO DE NEGROS NO CEARÁ A PARTIR DA LEI

10.639/03

Carlos Rochester Ferreira

de Lima


09

EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO: UM MATEMÁTICO, UM

SOCIÓLOGO E O EDUCADOR PAULO FREIRE 


Allan Phablo de Queiroz

 

 

GT 4- SALA 07 MANHÃ (8H ÀS 12H)


 

GT 4 – FONTES E MÉTODOS PARA PESQUISA  CIENTÍFICA


COORDENADORA: REGINA CLÁUDIA

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

A FIGURA DO BEDEL ESCOLAR NAS CARTAS

PUBLICADAS NO JORNAL A REGENERAÇÃO (1861)

Maria Géssica Romão da

Silva

 Camila Almeida de Araújo

 

02

O TEMPO TRIPARTITE NA PESQUISA CIENTÍFICA

Keila Andrade Haiashida

 

03

PESQUISA EM BASES DE DADOS: UM ESTUDO DO PORTAL

DE PERIÓDICOS CAPES 

Denyse Maria Borges Paes

Maria Naires Alves de

Souza 


04

A ESCRITA HISTÓRIA COMO GÊNERO TEXTUAL

Janote Pires Marques

João Carlos Rodrigues da

Silva 


05

OS JORNAIS COMO OBJETO DE ANÁLISE: IMPRENSA E

INSTRUÇÃO PÚBLICA

Cyro Luiz dos Santos

Bosco

 

06

 

SOBRE ALGUMAS CATEGORIAS DA METODOLOGIA DAS

CIÊNCIAS SOCIAIS DE MAX WEBER

Regina Cláudia Oliveira da

Silva

07

MÉTODO DE PESQUISA EM BIOGRAFIA MODAL

Gildênia Moura de Araújo

Almeida 


 


GT 8- SALA 07 MANHÃ (8H ÀS 12H)

 

GT 8 HISTÓRIA, TRADIÇÃO E ORALIDADE


COORDENADORA: REGINA CLÁUDIA


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

O CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO E A COMUNA DE

PARIS: AS “FACES E INTERFACES” DOS TENSOS FINAIS DO

SÉCULO 19 E INÍCIO DO SÉCULO 20


Célia Camelo de

Sousa

Lêda Vasconcelos

Carvalho 


 

02

A MORTE NAS PRESAS DA ONÇA: MEMÓRIAS SOBRE A COVA

DA NEGRA 

Cícero Joaquim dos

Santos


03

A PRATICA DO MARACATU NA CIDADE DE FORTALEZA 

Carlos Rafael Vieira

Caxile 


 

 


GT 5- SALA 08 MANHÃ (8H ÀS 12 H)


 

GT 5 CULTURAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS


COORDENADORA: BRUNA GERMANA


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

REDE DE EXPERIÊNCIA INOVADORA: AMBIENTE

VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

 Wilianny Tavares dos Santos

Francisca Natália da Silva

Jean Mac Cole Tavares dos

Santos


02

PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS, CRIMES VIRTUAIS E

SUAS PENALIDADES


Bruna Germana Nunes Mota

03

O BIBLIOTECÁRIO COMO AGENTE SOCIALIZADOR DE

INFORMAÇÃO AMBIENTAL 


Izabel Lima dos Santos

 

04

O AUDIOVISUAL COMO DOCUMENTO HISTÓRICO: O

CINEMA NA ESCOLA 


Antonio Ivanilo Bezerra de

Oliveira 

05

A LITERATURA INFANTIL DIGITALIZADA A PARTIR DO

LUZ DO SABER INFANTIL


Sammya Santos Araújo

 

06

POR UMA CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA

NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA


 

Cibelle Amorim Martins 

José Rogério Santana 

Maria Iracema Pinho de

Sousa


07

A REDE SOCIAL ‘FACEBOOK’ UTILIZADA COMO

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Clarissa Diniz Diógenes

Nobre

Antonia Lis de Maria Martins

Torres


08

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM CORPORATIVOS: SUA

VIRTUALIZAÇÃO E APLICAÇÕES

Sérgio Luiz Freire Costa

Silvia Helena de Sá Leitão

Morais Freire 


09

NATIVO OU IMIGRANTE DIGITAL? PERFIL DO ALUNO NA

EAD

Francisca Renata Castro

Santos

Nara Gabriele Sousa Felix

Antonia Lis de Maria Martins

Torres


10

SOFTWARES FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ENSINO

DE MATEMÁTICA NA EJA

Ariadne Molina 

Helen Cristina Vieira Costa 

Maria José Costa dos Santos 


 

 

 

GT 5- SALA 08 TARDE (14H ÀS 18H)

 

GT 5 CULTURAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS


COORDENADORA: BRUNA GERMANA


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

OS NASCIDOS NA ERA DIGITAL E AS PRÁTICAS

EDUCATIVAS DIGITAIS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA

 

 

Karla Colares Vasconcelos

Larisse Barreira de Macêdo

Santiago

José Rogério Santana


02

APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO CONECTIVISMO PELO

DESIGNER INSTRUCIONALNA EAD

Ana Josiele Ferreira

Coutinho

Diego Rodrigues Tavares

Maria Lucijane Gomes de

Oliveira 


03

USO DO COMPUTADOR NA PRÁTICA EDUCATIVA:

PROJETO PROFESSOR CONECTADO NO RN 

Maria de Fátima da Silva

Melo

Jean Mc Cole Tavares Santos

Maria Kélia da Silva

 

04

O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO DAS ESCOLAS

MUNICIPAIS DE FORTALEZA

Sinara Socorro Duarte Rocha

Soraia Gadelha Carolino


05

TECNOLOGIA DIGITAL X LIVRO DIDÁTICO NOS DEZ


ANOS DA LEI 10.639/2003: O QUE MUDOU? E O QUE


PRECISA MUDAR? 


Maria Selma Teotônio de

Oliveira 

06


FÓRUM COMO FERRAMENTA AVALIATIVA NO CURSO


DE GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL

Maria Lucijane Gomes de

Oliveira

Ana Paula Vasconcelos de

Oliveira Tahim 

Marcos Antonio Martins

Lima


07

A CRIAÇÃO DE NOVOS DISPOSITIVOS NO UNIVERSO

ESCOLAR

 

Ezequias Cardozo da Cunha

Junior

Johny Assunção Tomé

Darlene Pereira Costa

Cardozo


08

A ONG ENCINE E O PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA O

USO CRIATIVO DAS TICS


Márcio Regis Fernandes

 

09


EDUCAÇÃO DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA


COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL



Bergson Rodrigo Siqueira de

Melo 



 

GT 6 – SALA 09 MANHÃ (8H ÀS 12H)


 

GT 6 – LIVROS, LEITURA, ARTES E EDUCAÇÃO


COORDENADORA: ANA LOBATO


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

 LEITURA DE IMAGENS: O QUE ELAS TÊM A NOS DIZER?

Ana Maria Leite Lobato

Regina Cláudia Oliveira da

Silva


02

AS DIRETAS JÁ NA HISTORIOGRAFIA DIDÁTICA:

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES


Francisco Chaves Bezerra

 

03

É POSSIVÉL CRIANÇAS FILOSOFAREM?

Diego Grecco Pereira

Adriana Conceição dos Santos Priscila Andrade

Damasceno


04

A LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Lana Cristina Farias Nolla

Raquel Figueiredo Barretto


05

LITERATURA E EMPATIA: RORTY E A FORMAÇÃO

SOLIDÁRIA MULTICULTURAL

Rafael Britto

Claudia Teixeira

Ingrid Gomes Abdala 


06

PRÁTICA PEDAGÓGICA: AÇÕES PARA O ENSINO DA

LEITURA E ESCRITA

 

 

Maria Cleoneide Soares

Ana Paula Marinho de Lima

Silvia Helena de Sá Leitão

Morais Freire 


07

A EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO GRUPO DE TEATRO

LOUCO EM CENA 


Hugo de Melo Rodrigues

 

08

LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ENTRE SABERES

DOCENTES E PEDAGÓGICOS

Zélia M. Arruda Santiago

Jéssica S. Fernandes Martins

Nariany P. de Sousa 


09

EDUCAÇÃO MUSICAL: RECUOS E AVANÇOS

Filipe Ximenes Parente

Naíola Paiva de Miranda


10

BANDA DE MÚSICA DE QUIXADÁ: PROCESSOS

PEDAGÓGICOS NOS ANOS 60

Joiânia Maria Pereira

Marques

Conceição de Maria Cunha


11

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA

APRENDIZAGEM DO ALUNO: UM ESTUDO ACERCA DA

FORMAÇÃO DO LEITOR

Laiana Ferreira de Sousa

Denyse Maria Borges Paes

Odete Máyra Mesquita

Coelho 



 

GT 7 – SALA 10 MANHÃ (8H ÀS 12H)


 

GT 7 – BIOGRAFIAS, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE


COORDENADOR: JOÃO AIRTON

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

ESCOLA ARACI LUSTOSA (BOM JESUS-PI): UM OLHAR

SOBRE SUA HISTÓRIA

Raiane Pereira de Sousa

Maria Aparecida Fernandes

de Sousa Andrade 


02

ABDIAS DO NASCIMENTO: UMA VIDA DEDICADA À

HISTÓRIA DOS POVOS NEGROS NO BRASIL (1914-1944)

Rivamberg Virgulino de

Souza

 

03

NAS MARÉS DA FORMAÇÃO: HISTÓRIAS, SABERES E

FAZERES DOS POVOS DO MAR

 

Edriano Pereira da Silva

Andressa Arruda de Lima

Emerson Augusto de

Medeiros 


04

EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO: (AUTO) BIOGRAFIAS E

TRAJETÓRIAS DE ALUNOS CAMPONESE

 

Edriano Pereira da Silva

Andressa Arruda de Lima

Emerson Augusto de

Medeiros 


05

ATUALIDADE DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM ÉMILE

DURKHEIM

 

Raimunda Costa Cruz

Maria Cleidiane Barbosa da

Silva

Rui Martinho Rodrigues 


06

MESTRE ZÉ RENATO, CAPOEIRISTA: INICIANDO

PESQUISA SOBRE HISTÓRIA DE VIDA


José Olímpio Ferreira Neto

 

07

OS HERÓIS BIOGRAFADOS E O ENSINO DE HISTÓRIA: DE

UMA HISTÓRIA “MAESTRA VITAE” A UMA HISTÓRIA-

PROBLEMA 


Karla Cristine Rodrigues

 

08

CONSTRUÇÃO DE SI NA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO EM

ARACOIABA-CEARÁ


Rycardo Wylles Pinheiro

Nogueira 

09

ROUSSEAU: RETALHOS BIOGRÁFICOS E PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS EM EMÍLIO, OU DA EDUCAÇÃO 

Antonio Roberto Xavier

Lisimere Cordeiro do Vale

Xavier 


10

“A FUNÇÃO EDUCATIVA DA IMPRENSA”: IDEIAS E

IDEAIS DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL EM CECÍLIA

MEIRELES


Manuelle Araújo da Silva

 

 

 


 

GT 7 – SALA 10 TARDE (14H ÀS 18H)


 

GT 7 – BIOGRAFIAS, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E SOCIEDADE


COORDENADOR: JOÃO AIRTON

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

MEMÓRIA E CONTRIBUIÇÕES DO PAI DA AVALIAÇÃO

EDUCACIONAL 


Naíola Paiva de Miranda

 

02

GERARAD OLIVIER: UM MISSIONÁRIO

REDENTORISTA BELGA EM SERGIPE 


Geane Corrêa dos Santos

 

03

UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA CRISE EDUCACIONAL

NO PERÍODO MILITAR


Francisco Antonio

Machado Araujo 

04

RALPH WINFRED TYLER E OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA

AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO 

Francione Charapa Alves

Rochely Silva de Lima

Saraiva 


05

BIOHAGIOGRAFIA DO SERVO DE DEUS FREI JOÃO

PEDRO DE SEXTO SÃO JOÃO (1868-1913)


Thirza Maria Bezerra Bindá

Alexandre Gonçalves Frota

06

A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E AS

MUDANÇAS NA PAISAGEM DO BAIRRO BENFICA

FORTALEZA-CEARÁ


Rejane Maria de Souza

Raimundo Elmo de Paula

Vasconcelos Júnior 

07

MESTRA ANÍSIA: UMA VIDA DEDICADA A EDUCAÇÃO EM

SOBRAL


Aline Monteiro Alves

08

VESTÍGIOS DA EDUCADORA LAURA AMAZONAS

Josineide Siqueira de

Santana


Rosemeire Siqueira de

Santana


09

NOS VAGÕES DA MEMÓRIA: A GEO-HISTÓRIA DO

MUNICÍPIO DE CEDRO-CE

Antônio Kinsley Bezerra

Viana

 

 

 

 


 

GT 7 – SALA 11 MANHÃ (8H ÀS 12H)


 

GT 7 – BIOGRAFIAS, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E  SOCIEDADE


COORDENADORA: ÚRSULA BRÜGGE

 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

“APRENDENDO A LIDAR COM  PEQUENAS COISAS”:

(RE)SIGNIFICANDO A ESCOLA

Luiz Augusto Gonçalves

Rodrigues Aguiar

Florence Cristina Gonçalves

Raoni Oscar Nery


02


AO REDOR DA FOGUEIRA: MEMÓRIAS EDUCATIVAS


DE UM GRUPO CIGANO DA CIDADE DE SOBRAL-CEARÁ


 

Liana Liberato Lopes Carlos

Maryland Bessa Pereira Maia


03

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FACULDADE DE

EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

 

Elizangela Maria Lopes Soares

Maria Aparecida da Silva

Florêncio

Arilene Maria de Oliveira

Chaves


04

LIGEIRAS APRECIAÇÕES SOBRE O ENSINO

PROFISSIONAL A PARTIR DO OLHAR DA PROFESSORA

ANALICE CALDAS


Favianni da Silva

Ursula Lima Brugge 

05

JOSÉ JOFFILY: PARLAMENTAR E HISTORIADOR

MALDITO 


Favianni da Silva

Ursula Lima Brugge 

06

BISPO EDUCADOR, DITADURA E FORMAÇÃO EM

LIMOEIRO DO NORTE-CE


Maria Lenúcia de Moura

 

07

ARTHUR RAMOS E DURVAL MARCONDES: HIGIENE

MENTAL, PSICANÁLISE E MEDICINA APLICADAS À

EDUCAÇÃO NACIONAL (1930-1950)


Ronaldo Aurélio Gimenes

Garcia

08

AS TAREFAS DO PADRINHO: EDUCAÇÃO,

PLANEJAMENTO E TROCA DE FAVORES NO CEARÁ

(1967-197O) 


Mardônio e Silva Guedes 

09

O MUNDO DA PROSTITUIÇÃO: UM RELATO DE UMA EX-

PROFISSIONAL DO SEXO

 

Francisca Karla Botão Aranha

Camila Saraiva de Matos

José Gerardo Vasconcelos

 

10

A EDUCAÇÃO NO BAIXO MERETRÍCIO: ESCOLARIDADE

DAS GAROTAS DE PROGRAMA DO CENTRO DE

FORTALEZA 


Verônica Gomes dos Santos

 

 


RESUMO EXPANDIDO


  GT 1- SALA 02 TARDE (14H ÀS 18H)


GT 1 - HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE


COORNDENADORA: ROBERTA OLIVEIRA



TÍTULO

AUTOR (ES)


01

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DE UMA

EDUCAÇÃO MULTICULTURAL (INTERCULTURAL)

BASEADA NA LEI 10.639/03


Camila da Silva Coutinho

Norma Maria de Lima

02

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA ALDAZIRA

NUNES DE CARVALHO

Maria Rosaline Fernandes

Oliveira

Morgana Léa Melo

Brilhante

Maria Antônia Teixeira da

Costa 


03

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEANDO A PROFISSÃO

DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL


Célia de Jesus Silva

Magalhães

04

FORMAÇÃO DOCENTE – ANÁLISE HISTÓRICA DAS

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL

Samantha Maria Monteiro

da Silva

Maria Geanne Moreira da

Silva 


05

REFLEXÃO SOBRE IDENTIDADE, GÊNERO E FORMAÇÃO

DO PROFESSOR NA ATUALIDADE


Juberlane de Oliveira dos

Santos

06

LEITURAS E AMBIÊNCIAS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA

EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Jordana Caroline Sousa

Pegado

Raimunda Costa Cruz

Francisco Ari de Andrade

 

07

A EXISTENCIA DE PRECONCEITO RACIAL NA

ATUALIDADE 

Ana Paula Bezerra da

Silva 


 


GT 6 – SALA 02 TARDE (14H ÀS 18H)


 

GT 6 – LIVROS, LEITURA, ARTES E EDUCAÇÃO


COORDENADORA: ROBERTA OLIVEIRA


 

TÍTULO

AUTOR (ES)


01

ARTE COMO MEDIADORA NA SOCIALIZAÇÃO DOS GRUPOS

PET DE MOSSORÓ-RN 

Dinah Cristina Pereira

da Silva

 

02

TEATRO: UMA VISÃO FILOSÓFICA

Ana Lucia Bastos Costa

Diego Grecco Pereira



 

GT 2 – SALA 04 TARDE (14H ÀS 18H)


 

GT2 – INSTITUIÇÕES E CULTURA ESCOLAR


COORDENADORA: ANA LOBATO


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

A HISTÓRIA DA SUA HISTÓRIA: O COLÉGIO NOSSA

SENHORA DAS VITÓRIAS EM ASSÚ/RN (1927-1937)

Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire 

Maria Antônia Teixeira da

Costa


02

EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL PERCURSO HISTÓRICO

DO ATENDIMENTO


Mírian Carla Alves Leitão

Patrícia Arruda 

03

O PROJETO JOVEM DE FUTURO E A AVALIAÇÃO DA

APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS CEARENSES


Denise Pedroso de

Moraes

 

 

 

 

GT 3- SALA 04 TARDE (14H ÀS 18H)


 

 GT 3-PRÁTICAS CULTURAIS EDUCATIVAS


COORDENADORA: ANA LOBATO


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

CANDOMBLÉ E MEIO AMBIENTE: NOVAS

PERSPECTIVAS DA PESQUISA GEOGRÁFICA NA

FORMAÇÃO DOCENTE EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-

BA


Sayonara Cardoso Copque

Emanoel Luís Roque Soares

02

COMPETÊNCIAS NA DOCÊNCIA DE


ADMINISTRAÇÃO NA UERN

Geisa Maria Rodrigues de

Vasconcelos

 Sérgio Luiz Freire Costa


03

PRÁTICAS CULTURAIS E EDUCACIONAIS, UMA

PARCERIA POSSÍVEL E EM CONSTRUÇÃO


Adriana Conceição dos Santos

Aldevane de Almeida Aráujo 

04

EDUCAÇÃO LAICA: VERDADE OU MITO?

 

Crislane Andrade Santiago

Flávia Souza Barreto

Priscila Andrade Damasceno 


05

ENREDO HISTÓRICO DA EJA NO BRASIL: TRAJETÓRIA

DA ALFABETIZAÇÃO 


Rejane Mary Moreira


Eliane Dayse Pontes Furtado

 


 

GT 7 SALA 07 TARDE (14H ÀS 18H)


 

 GT 7 – BIOGRAFIAS, EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E  SOCIEDADE


COORDENADORA: REGINA CLÁUDIA


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DIÁLOGOS E PRODUÇÃO DO

CONHECIMENTO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA

UFC

 

Arilene Maria de Oliveira

Chaves

Elizangela Maria Lopes Soares

Francisco Carlos Falcão Junior


02

O NASCIMENTO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO:

HISTÓRIA E MEMÓRIA

 

Dayana Bezerra

Lucas Melgaço da Silva

Maria Isabel Filgueiras Lima

Ciasca 


03

UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA PARA

TRABALHADORES RURAIS, NA DÉCADA DE 1990

Eliane Dayse Pontes Furtado

Rita Carolina Gondim da

Fonseca Jeronimo 


04

EDUCAÇÃO FEMININA NO CEARÁ NA TRANSIÇÃO

IMPÉRIO-REPÚBLICA: ENTRE O PROGRESSO E O

RECATO 


Cleidiane da Silva Morais

 

05

A AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

 

Elza Silva dos Santos

Emanoel Luís Roque Soares 


06

PROFESSOR DIAS DA ROCHA: VIDA E OBRA

Antonio Victor Almada

Carvalho 


07

EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: DESCENTRALIZAÇÃO DA

GESTÃO ESCOLAR NA BAHIA 


Flávia Souza Barreto

 

 

 

 


GT 8- SALA 07 TARDE (14H ÀS 18H)


 

GT 8 HISTÓRIA, TRADIÇÃO E ORALIDADE


COORDENADORA: REGINA CLÁUDIA


TÍTULO

AUTOR (ES)


01

PNLD: UMA REFLEXÃO SOBRE A ATITUDE CRITICA NA

FORMAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO DE HISTÓRIA. (1996 -2008) 


Bruno Maciel

 

02

NO MUNDO DOS MORTOS E DOS VIVOS: MEMÓRIAS SOBRE O

DR. GESTEIRA

Toshik Iarley da Silva

Cícero Joaquim dos

Santos 


 

 

 

 


AO NHIME – Núcleo de História e Memória da Educação é uma linha de pesquisa do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação do Ceará- FACED/UFC constituído de docentes e pesquisadores que desvendam por meio de estudos científicos a História da Educação no Estado do Ceará e demais estados do país. Procurando socializar com a comunidade acadêmica e demais pessoas de interesse, os resultados encontrados a cerca da educação formal e informal, considerando as dimensões econômicas, políticas e culturais, distendidas no tempo e no espaço.

Na perspectiva de compreender os fenômenos acerca do homem e suas relações: consigo, com os outros e com o mundo. Desde 2002, o NHIME vem divulgando suas pesquisas bem como a de outros grupos afinados na temática relacionado com a história e memória da educação e por intermédio do nosso evento maior promovendo publicações em artigos, revistas e livros, somando um total de 11 (onze) edições: "História e Memória da Educação no Ceará" (2002); “Biografias, instituições, ideias, experiências e políticas educacionais” (2003); “Saberes populares e práticas educativas” (2004); "História da educação: arquivos, documentos, historiografia, narrativas orais e outros rastros" (2005); "História da Educação no nordeste brasileiro" (2006); “Interfaces metodológicas na história da educação” (2007); “Vitrais da memória: lugares, imagens e práticas culturais” (2008); “Escola e culturas: política, tempos e territórios em ações educacionais” (2009); “Tempo, espaço e memória da educação: pressupostos teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo” (2010); “Cultura, educação, espaço e tempo” (2011); e “O real e o virtual em debate” (2012).

Este ano de 2013 o NHIME apresentará à temática HISTÓRTIA, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DOCENTE, inspirada na comemoração aos 50 anos de existência da Faculdade de Educação do Ceará – FACED/UFC, como foco da discussão proposta, com vistas a revelar, por um lado, a diversidade de experiências ocorridas nestes 50 anos na FACED, por outro, analisar as questões que se colocam na discussão das pesquisas em educação, passando pela diversidade de temas, áreas, enfoques e denominações que qualificam esse campo do conhecimento. Tais pesquisas são extremamente importantes tanto para a formação acadêmica dos alunos como, para a compreensão da formação do homem como ser social ativo e influente no contexto sócio político. Considerando o “educar” na escola e os conhecimentos necessários para a formação de pedagogos e pedagogas, bem como todo o empenho da FACED nessa formação docente com valorização à pesquisa e produção de conhecimento, o NHIME se propõe a homenagear essa universidade enfocando a temática de discussão na formação docente.


 

joomla template 1.6
template joomla